Botão Ação Entre Amigos

terça-feira, 12 de março de 2013

“Não devemos ter medo dos confrontos, até os planetas se chocam, e do caos nascem as estrelas”


O medo é um sentimento natural que nos acompanha. Esse sentimento é necessário, pois nos serve de alerta para nossas impulsividades que muitas vezes nos fará sofrer. Mas quando ele paralisa nossas ações inibindo nossas iniciativas ele neutraliza  nossas melhores possibilidades, nossa criatividade, nossa intuição, nossas especulações para um aprendizado. Assim como o medo nos salva mediante um perigo eminente, ele pode nos levar a desastres irreparáveis.
 Desde sua criação, a humanidade é guiada pelo medo como forma inicial de proteção. Com a evolução este sentimento se transformou em  arma inibidora, utilizado por alguns, cujos objetivos políticos, sociais, capitalistas e até domésticos como forma de controle absoluto.
O medo nos impede quase sempre de nos enxergarmos como realmente somos, como se não houvesse possibilidade de sermos quem somos. Sentimo-nos sufocados por paradigmas que não condizem com a nossa realidade pessoal. E então a insignificância nos alcança, deixando-nos impotentes perante nós mesmos. Permitimo-nos sermos usados pelo desconforto de apontamentos de terceiros que comandam nossas vidas sem nos darmos conta do que realmente somos capazes. E assim ficamos aparentemente confortáveis, pois não nos sentimos responsáveis pelas nossas vidas.
 Tomar decisões sejam elas quais forem requer responsabilidade, compromisso com a verdade que acreditamos. Requer coragem, pois temos um preço a pagar pelas escolhas. Temos como hábito culpar os outros pelas nossas não escolhas e isso acarreta mágoas, decepções, e tristezas profundas. Portanto analisemos a nós mesmos, tenhamos coragem de conviver com nossos medos, sem contudo deixar que eles comandam nossas vidas.
 O apóstolo Pedro, por medo negou Jesus três vezes e o medo de Paulo de Tarso trouxe o evangelho para o mundo. Quais desses medos queremos vivenciar?
Pensemos sobre isto.

19/05/2012 às 20.20hs, por Mariza Martins Nunes.





Nenhum comentário:

Postar um comentário