A Fé segundo o Budismo
O Corpo de Fé
Retirado do livro
No budismo, considera-se a fé como uma fonte de energia. Com fé,
com a energia da fé, vocês estão mais vivos, mais bem-dispostos. Mas fé em quê?
Esta é a questão. Quando vêem ou ouvem alguma coisa, podem estar convencidos de
ser algo verdadeiro, bom e bonito. De repente, têm fé naquilo. Mas estejam
atentos porque o objeto desta fé talvez não esteja ali por muito tempo. Podem
perder a fé algumas horas8u dias depois, porque o que viram ou
ouviram não foi uma percepção correta. Quando vocês põem a crença em prática,
descobrem que ela não funciona e assim perdem a fé. Quando põem a crença em
prática, descobrem que ela funciona, no entanto, pouco mais tarde, quando
tentam fazer novamente a mesma coisa, não surte efeito e, mais uma vez, perdem
a fé. Por quê? A resposta é que a fé é uma coisa viva. A fé precisa
crescer e se desenvolver A fé limitada apenas a um conceito será como um objeto
inanimado. Quando partimos de um conceito e nos mantemos presos a ele como o
objeto da nossa fé, arriscamo-nos, mais tarde, a perder a fé.
Fé tem a ver com compreensão e saber. Suponhamos que você vê
alguém fazendo tofu. Você acredita não ter perdido nenhum detalhe, então tem fé
que pode fazer tofu sozinho. Junta todos os ingredientes e tenta fazer tofu,
mas não dá certo. Você não é capaz de fazê-lo. De modo que retorna à pessoa,
pedindo que lhe ensine de novo. Agora você faz o tofu na presença dela,
assegurando-se de que tudo foi feito da maneira correta. Depois de
bem-sucedido, você adquire a fé que o ajudará a conseguir fazê-lo. Diz a você mesmo
que nada nem ninguém podem abalar a sua fé na habilidade para fazer tofu.
Talvez acredite que o seu modo de fazê-lo seja o único ou o melhor Um ou dois
anos depois, no entanto, você conhece uma pessoa que faz tofu de maneira muito
diferente e ainda mais saboroso. Você aprende mais e aperfeiçoa a própria arte.
A sua fé é algo vivo. Depende da sua atenção para ver e compreender
Nos meios budistas, as pessoas falam sobre libertar-se do
conhecimento. Quando você sabe alguma coisa, atém-se ao seu conhecimento. Não
está disposto a libertar-se dele e isso se torna um obstáculo no caminho da
prática. No budismo, o conhecimento pode ser considerado um obstáculo. Muitas
pessoas tentam acumular conhecimento, e um dia talvez entendam que o que
possuem tornou-se um obstáculo à sua compreensão. A palavra em sânscrito para
"conhecimento como obstáculo" é jneyavarana.
Saber e compreender são duas coisas totalmente diferentes. Quando
subimos uma escada, a não ser que abandonemos o degrau inferior, não
conseguiremos subir ao próximo, mais elevado. O mesmo se aplica ao
conhecimento. Se você não estiver disposto a se livrar do seu conhecimento
presente, não conseguirá obter um nível mais profundo sobre a mesma coisa. A
história da ciência o comprova. Você descobre algo novo que o ajuda a obter um
melhor entendimento. Está consciente de que algum dia terá que abandonar aquilo
para descobrir uma coisa mais profunda e de nível mais elevado. O ensinamento
budista de libertação do conhecimento é muito importante.
O processo de aprender e compreender tem a ver com a fé. Quando se
abandona um conceito, uma compreensão, a fé aumenta. Precisam livrar-se do tipo
de budismo que aprenderam quando tinham vinte anos de idade. A noção de Buda
que tinham aos quinze ou vinte anos de idade é bastante diferente do seu
conceito atual, quando a compreensão é mais profunda e mais próxima da realidade.
Mas vocês sabem que precisam se libertar de todos os conceitos para conseguir
aprofundar o seu entendimento sobre Buda.
Em função da compreensão, a fé também sofre mudanças. A fé é algo
vivo que se alimenta da compreensão. Este é um fato muito importante que não
devemos, de forma alguma, esquecer Se nos prendermos a um conceito ou se
acreditarmos que aquilo é a verdade mais elevada, estaremos perdidos. Se
acreditarem que o que sabem é o pico mais elevado do conhecimento humano,
estarão perdidos. Esta espécie de crença não é considerada correta.
E necessário que estejam dispostos a abandonar os conceitos sobre
Deus, a maneira como entendem Jesus e como compreendem o Buda. Sabem que para
subir uma escada precisam abandonar o degrau mais baixo para chegar ao próximo.
Sabem que, apesar de tê-lo abandonado, ele os serviu. Foi-lhes útil no processo
de aprendizado e prática.
Como vocês precisam crescer na vida espiritual, não podem se
manter presos a uma idéia. Suponhamos que estejam em perigo ou com problemas e
não saibam o que fazer. Ajoelham-se e rezam a Deus, ou a Avalokitesvara, o
Bodhisattva da Atenção Compassiva. Subitamente, tudo se resolve e vocês
acreditam no poder da oração. Pode acontecer que nada funcione na próxima vez
em que estiverem com os mesmos problemas e se ajoelharem para orar. Nesse caso,
perderão a fé em Deus ou no Bodhisattva Avalokitesvara. Esta é uma oportunidade
para examinarem a própria compreensão e maneira de rezar. Perder a fé não é
agradável e motivo de muito sofrimento. Buda nos alertou diversas vezes que
precisamos ter cuidado quanto ao nosso conhecimento.
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